terça-feira, 13 de setembro de 2011

CARTA PARA ISABEL



Querida Isabel






(carta de Rosa Maria Wittaker Sampaio)



Mandei aquele texto do professor africano para você e fiquei pensando muito no seu curso de Metodologia da Língua Portuguesa.
Vou falar alguma coisa, assim, de pessoa que não fez pedagogia., mas é que enxergo os "efeitos' do nosso ensino de português .Agora, com a campanha do "Criança Esperança" da Globo, têm aparecido muitas iniciativas maravilhosas com crianças e jovens pelo Brasil.
O que percebo em 99% das apresentações é que as crianças e jovens NÃO SABEM FALAR NEM LER. Não se entende nem se ouvem bem as frases que falam e as leituras são fraquíssimas. Junte-se a isso a vergonha de falar em público, na frente de um microfone....MAS ISSO SE ENSINA.....SE APRENDE.......
Para mim, saber ler para um público, e saber falar claro, também é Língua Portuguesa.
Freinet foi mesmo um visionário, naquele tempo não havia televisão, mas ele já trabalhava com o "rádio" e o gravador, e ele já dava uma importância enorme ao "falar bem em público".

A) Uma de suas técnicas é chamada de texto livre.
Quando quiser a criança traz um texto que fez em casa para a classe e de frente para ela, lê bem claramente o seu texto para que seja avaliado e com possibilidade de ser escolhido. Será então corrigido coletivamente, com o autor aceitando ou não as sugestões bem definidas. Depois é impresso para o jornal., um trabalho individual se tornando um trabalho coletivo, cada dupla montando um pedacinho para depois de pronto enviar aos correspondentes e às famílias
.Veja, enfrentar o público ler corretamente para a classe, aceitar as criticas ou sugestões , e ver o seu trabalho trabalhado por todos os colegas, perfeito, e registrado, divulgado........ UM SUCESSO! Esse é um dos objetivos da Pedagogia Freinet.

B) O segundo exemplo é o Conselho de Classe feito semanalmente: uma roda com as crianças defendendo claramente na frente de todos seus pontos de vista, suas argumentações, seus medos e suas dúvidas.
Tudo organizadamente com a participação de todos. O coordenador e o relator de cada Conselho são escolhido pelos seus colegas e começam aprender a coordenar e a relatar reuniões. É um aprendizado da Língua Portuguesa, para situações que eles vão ter que enfrentar inúmeras vezes na sua vida profissional mais tarde, você não concorda? E a hora de aprender não é agora, enquanto são crianças?

C)O terceiro exemplo é a técnica da Correspondência escolar. Tem alguns textos sobre ela entre aqueles que enviei. É uma atividade riquíssima e prazerosa para o aprendizado da Língua..

D)As classes Freinet trabalham com muita música, o canto , os corais com dois ou três textos compostos em cima de músicas conhecidas.Cantando aprendem a falar....

E) Muita poesia, você não imagina como essa atividade é considerada importante para o aprendizado da Língua., tem publicações com poesias das crianças e jovens...... criar poesias e conhecer poemas de livros, para serem lidos individualmente ou em grupos ou jograis.

F)Os desenhos são uma riqueza imensa para se criar histórias como os do terceiro caderno do professor africano...Fazer livrinhos,,, um mundo infinito de situações de SUCESSO!

Para acompanhar tudo isso da Pedagogia Freinet, tem o livro da Maria Lúcia dos Santos:,O Texto Livre no aprendizado da Lingua Portuguesa da Scipione 1991
Vale a pena conhecer. Espero que você aceite minhas opiniões não acadêmicas....
Um abraço da Rosa Maria.
S.Paulo 4 de Agosto de 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário