fonte: http://sepiensa.org.mx/contenidos/2005/d_freinet/images/im1_04.jpg
Agora somos 6 “caipiras” de Bauru que iremos para a França dia 15 de julho, embarcando de São Paulo – Guarulhos para 19 horas de viagem.
Eramos quatro: Irma, Sandra, Maria Elena e eu (Leila) quando começamos a pensar em ir para a França na RIDEF - Encontro internacional da Pedagogia Freinet.
Há anos militamos em nossa prática com esta pedagogia que fez em nós modificações, não só em nossa prática como em nossas concepções, indo além das pedagógicas. Foram concepções de vida.
Nossa amizade começou ao nos confrontarmos com um desafio. Fazer uma escola municipal que fosse Freinet, não só na parte pedagógica, mas no estilo administrativo. E aí foram chegando aos poucos pessoas importantíssimas como Cleusinha, Suzete, Maria Claudia, Ruth, Cristiane, Silvia, Renata, Lucimar, Neia, Solange... agora o grupo cresceu, mas cresceram também os problemas, a dificuldade de pensar-se uma escola sem fronteiras para o Ensino Fundamental II e foram chegando mais pessoas... algumas passaram rapidamente, outras permaneceram mais tempo... Eu só fiquei até 1996. Maria Elena e Irma permanecem até os dias de hoje na mesma escola que não é a mesma que pensamos...
Desculpem-me as pessoas que não citei o nome. Algumas ficaram muito tempo, outras não se adaptaram ao grupo, ao trabalho.... mas todas foram importantes para nossa história.
Bem, voltando ao começo da história éramos 4 que pensamos em ir à França em julho de 2010. Juntou-se a nós a Carmem Lúcia com quem já anteriormente vivi um período gostoso de estudo e Laide de Pompéia, irmã de Sandra que é pedagoga e trabalha (ou trabalhou) durante anos na escola japonesa da Jato.
Agora somos 6 “caipiras” de Bauru que iremos para a França dia 15 de julho, embarcando de São Paulo – Guarulhos para 19 horas de viagem.
Não pensem vocês que não nos preparamos. Estudamos francês durante todo o semestre. Será que a Laide sabe inglês para nos tirar dos apertos? Tomara.
Bem, é isso ái e agora vamos pensando no que visitar em Paris, o que levar nas malas.....
Vamo que vamo.....
Pela descrição e pelos nomes citados acho que a Silvia é minha mãe. Quando conheci algumas de vocês era apenas uma criança, mas me lembro de algumas. Vou enviar o link pra ela ;)
ResponderExcluirLeila como voces estão? Eu não sei como entrar em contacto...Quero aprender como funciona ... beijos Lêda
ResponderExcluirOlá!Sou Gislaine, amiga da Irma e também professora de arte. Sou apaixonada pela França e acompanharei os relatos dessa viagem maravilhosa. Não deixem de postar fotos....Boa viagem a todas!
ResponderExcluirOlá sou a Silvia amador e espero cmpartilhar desse aprendizado na França. Leila e Sandra esse mundo é mesmo pequeno não? Sabem como tomei conhecimento desse blog? Através da minha filha Keitty que amiga das suas na SERVMED.
ResponderExcluir